Experimente o poder da respiração consciente!
Pranayama - teoria e prática
Um pilar importante da saúde pelo ponto de vista do Ayurveda é o correto controle do uso dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Qualquer uso exacerbado dos sentidos pode levar ao adoecimento.
Mas como fazer para manter a saúde em um mundo moderno, onde precisamos das telas para viver, trabalhar, pagar nossas contas, nos transportar e nos comunicar? Adquirindo as ferramentas necessárias para diariamente retornar à nossa homeostase, ao equilíbrio.
Os exercícios respiratórios (Pranayamas) cumprem este papel com louvor, pois, com poucos minutos de prática é possível conquistar coerência cardíaca emitindo ondas eletromagnéticas capazes de nos colocar em um estado de calmaria e paz interior, transcendendo a mente.
Pranayama significa controle do prana ou o que traz prana. No Ayurveda, os dois órgãos mais importantes do corpo são o coração e o cérebro. Somente o PRANA (a força vital que sustenta a vida) conecta os dois. Quando você respira profundamente você conecta o seu coração e o seu cérebro de forma instantânea. Cria quietude na mente e fica mais perto da sua intuição.
Quando inspiramos ativamos o modo de ação, ativamos a secreção de hormônios do stress, aumentamos os batimentos cardíacos nos tornando “HUMAN-DOINGS”, voltados para a execução de tarefas. Na inspiração ativamos o sistema simpático (modo de luta ou fuga). Estamos prontos para lutar ou pra fugir, tomar uma ação.
Quando expiramos ativamos o sistema parassimpático, nos tornamos mais “HUMAN-BEINGS”. Por isso expiramos fundo (ahhhhh) ao fim de um dia exaustivo.
Nós inspiramos e expiramos porque precisamos de um balanço de ambos os sistemas. Mas no mundo atual, vivemos com o sistema simpático ativado com respirações curtas. Mas quando você equilibra essas forças você aumenta a capacidade de conexão e percepção dos 5 sentidos, aumentando seu poder de entendimento do que está acontecendo no seu corpo. A real sabedoria que existe em nós começa a ser ativada.
A narina direita está ligada ao hemisfério esquerdo do cérebro e a narina esquerda está ligada ao hemisfério direito. A respiração pela narina direita ativa a nossa parte analítica, estimulando a energia masculina, aquece o nosso sistema, nos deixando prontos para a ação. De acordo com as ciências védicas ativamos o PINGALA. A respiração pela narina esquerda ativamos a nossa parte intuitiva, estimulando a energia feminina, resfriando o corpo. Pelos Vedas, ativamos o IDA.
IDA PÍNGALA – são canais sutis do corpo (NADIS) que transportam este PRANA – energia vital. Os pranayamas ajudam a purificar e balancear os nadis, garantindo assim fluxo de prana (energia vital) através do corpo, produzindo um forte aquietamento mental,
O pranayama pode ser utilizado antes da meditação, por no mínimo 3 minutos ou realizado de forma isolada como no protocolo abaixo, 2 vezes ao dia.
PRANAYAMA NA PRÁTICA:
Baixe o aplicativo “The Breathing APP”. Programe o timer de 2 minutos e o ratio (6:6), que significa 6 segundos inspirando e 6 segundos expirando.
Siga as etapas para uma respiração completa:
1- Etapa preparatória: respiração de ressonância (2 minutos cada – RATIO 6:6 segundos). Deitados no chão de barriga para cima, almofadas na cabeça e joelhos dobrados.
Respiração abdominal deitada com aos mãos sobre o umbigo - 2 minutos
Respiração intercostal deitada, acompanhando o movimento do diafragma- 2 minutos
Deitado respirando fundo, mãos cruzadas sobre o peito - 2 minutos
2- Respiração de narina única esquerda - 2 minutos a 6:6 segundos
3- Respiração de narina única direita - 2 minutos a 6:6 segundos
4- Respiração de narinas alternadas (Nadi Shodana) – 2 minutos a 6:6 segundos
5- Kapalabhati kriya (prática de limpeza) – 40 expirações - faça exalações curtas e mais fortes (como uma respiração do cachorrinho), movendo a parte inferior do abdome. 3 rodadas sem som.
6- Bhramari (bumble bee beath) - traz calma instantânea, estimula óxido nítrico – acalma os sentidos - Inspire profundamente e expire fazendo o som do OM na expiração até acabar o ar. Repita por 4 vezes.
7- Descanso em posição Shavasana – deitados com pés e mãos afastados, palmas das mãos voltadas para cima- 5 minutos
No fim da live abaixo você pode rever a demonstração de todo o protocolo.
O Pranayama é apenas uma etapa do Dinacharya. A palavra Dinacharya vem de Din (dia) Acharya (comportamento), a rotina diária saudável segundo o Ayurveda. Segundos os textos clássicos, esta rotina é essencial para o desenvolvimento e manutenção de uma boa saúde.
Praticando o Dinacharya é possível equilibrar as três energias que circulam pelo nosso corpo; Vata, Pitta e Kapha, trazendo mais equilíbrio mental, pacificando a sua mente e trazendo mais clareza e discernimento pra sua vida e suas escolhas diárias.
Com pequenos hábitos de auto cuidado, que ao serem incorporados um a um com muita amorosidade, você terá muitos benefícios como: um intestino mais regular, uma melhora da digestão, melhor controle da ansiedade, melhores noites de sono, melhor qualidade de pensamentos. Em última instancia uma melhora da imunidade e do vigor pela vida.
Conheça o passo a passo do Dinacharya com vídeo aulas e 1 e-book para consultar o resumo do conteúdo. Aproveite a condição especial de preço para quem adquirir o programa até domingo, 11/06.


